Faz parte da constituição humana ter uma constante necessidade de interagir e se comunicar com seus semelhantes. Nesse contexto, ampliar seu networking é uma ótima forma de conseguir mais negócios através de uma rede de relacionamentos eficiente e duradoura.

Ao falar em networking, automaticamente as pessoas já o relacionam ao setor profissional de nossas vidas. Entretanto, se pararmos para analisar, não é apenas no trabalho que nos relacionamos e criamos conexões com as pessoas. Isso acontece o tempo todo e em todos os âmbitos!

Em uma carreira esportiva, assim como em qualquer outra carreira, é essencial interagir bem com os outros profissionais da área, estar presente nos eventos, buscar novos conhecimentos e conhecer outras pessoas. Essas são atitudes básicas, mas que são capazes de fazer toda a diferença na vida e na carreira de um profissional.

É a partir de um bom networking que você poderá encontrar boas oportunidades, fechar parcerias ou conhecer profissionais experientes que possam lhe auxiliar quando um problema surgir. Por isso, continue a sua leitura e confira as 5 dicas para ampliar o networking!

1. Cause uma boa impressão

Uma boa impressão é capaz de abrir uma série de portas para um profissional. Por isso, tenha muita atenção à impressão que você anda causando nas pessoas. Se ela não for assim tão boa, procure melhorá-la.

Quando estamos em contato com um entrevistador ou alguém que está avaliando candidatos para uma vaga, por exemplo, temos ali uma grande chance de mostrar nossas qualidades.

Entretanto, é preciso ter cuidado para fazer isso de uma forma que o diálogo não fique centralizado apenas nisso, pois a impressão que você pode estar passando é a de ser alguém arrogante.

Por isso, evite ficar falando muito sobre si mesmo, suas qualidades e realizações. Ao fazer networking e criar boas relações é importante procurar por interesses que você possa ter em comum com a outra pessoa. Além disso, sempre que for abordar alguém para conversar, é muito importante ter cuidado com a forma como você faz isso.

Nesse caso, faça a lição de casa e pesquise sobre a empresa, sobre a pessoa com quem você conversará e sobre os atletas que a marca patrocina. Isso dará a você melhores chances de ter uma conversa produtiva. Vá para os eventos e reuniões sabendo exatamente o que você tem que a empresa procura ou em comum com a pessoa com quem você conversará.

2. Seja amigável com seus contatos

Ser amigável com todos à sua volta atrai a simpatia das pessoas. Porém, ser agradável pode não ser uma tarefa muito fácil naquele momento de ansiedade, quando queremos aproveitar uma oportunidade de falar com determinada pessoa.

Evite aquelas relações profissionais muito frias, seja amigável. Não chegue logo nas pessoas propondo um negócio ou pedindo um favor. Isso pode fazer com que você pareça interesseiro e deixe uma impressão ruim sobre você.

Seja amigável, seja agradável e seja empático. Entenda a outra pessoa, coloque-se no lugar dela e trate-a bem. Esse é o segredo para um relacionamento duradouro com seus contatos. Lembre-se de que o mesmo tratamento que damos, recebemos de volta. Se você for agradável com as pessoas, certamente elas serão igualmente agradáveis com você também.

3. Compareça aos eventos

Os eventos são fantásticos para fazer networking, pois reúnem várias pessoas – muitas vezes desconhecidas –, com interesses similares, em um ambiente mais descontraído. Esses são os ingredientes perfeitos para fazer networking! Principalmente nos eventos esportivos, que são um poderoso ambiente de negócios para quem é da área.

Por isso, se você não tem comparecido a muitos eventos, mude esse hábito já. Confraternize, conheça novas pessoas, troque informações, cartões de visitas e dicas. Mas nunca faça nenhuma proposta de negócio em um evento. Deixe isso para uma conversa em um ambiente mais tranquilo, em outro momento.

4. Esteja presente nas redes sociais

O meio digital chegou revolucionando a forma como as pessoas se relacionam. As redes sociais permitem uma integração muito maior entre as pessoas e o mundo do conhecimento.

Estando presente em uma — ou mais, de preferência — rede social, você tem a oportunidade de encontrar outras pessoas com interesses semelhantes aos seus, participar de grupos de discussão, debater, criar e manter novos relacionamentos.

Não se mantenha apenas nas redes sociais. Explore também os blogs, os sites, os fóruns e tudo o mais na web que possa abrir as portas para novos relacionamentos e oportunidades de negócios!

As redes sociais, às vezes, podem ser desastrosas para o profissional, se ele não cuidar da impressão que transmite. Para fazer um bom trabalho com as suas mídias sociais, conseguir criar bons relacionamentos e causar uma boa impressão, é muito importante conhecer o seu público e as pessoas com que você deseja se relacionar.

Ainda mais importante é ter o cuidado de nunca fazer propostas ou tentar fechar negócios pelas redes sociais. Elas devem ser um ponto de encontro para você adicionar aquelas pessoas que conheceu pessoalmente no evento. Claro que você também pode adicionar pessoas que ainda não conhece pessoalmente, mas que trocou ideias em um grupo, por exemplo. Nesse caso, sugira encontrar-se pessoalmente, se tiver intenção de apresentar uma proposta.

Jamais mande uma mensagem pelo Facebook, por exemplo, para o perfil ou página de uma marca/empresa perguntando como conseguir o patrocínio deles. Isso é impertinência e pode acabar com a sua imagem. Cuide também com aquilo que você compartilha e com a forma como você conversa online, para não acabar sendo informal demais.

5. Priorize qualidade, não quantidade

De que adianta você ter centenas ou milhares de contatos em sua agenda ou nas suas redes sociais, se esses contatos não têm os mesmos interesses que você e não vão, de fato, lhe beneficiar em alguma coisa.

Manter um relacionamento bom e duradouro com seus contatos é algo que exige tempo e dedicação. Mas se você tem muitos contatos, acaba não conseguindo dar uma boa atenção a todos eles.

Por isso, prefira selecionar seus contatos. Procure por pessoas que realmente sejam importantes para você e tenham objetivos semelhantes. Não é falsidade se a relação estabelecida for mútua e sincera. Assim, você poderá dar mais atenção e um tratamento de melhor qualidade para essas pessoas, resultando em maiores oportunidades de negócios!

Gostou das nossas dicas para ampliar o seu networking e conseguir mais sucesso como profissional? Então aproveite e confira mais 6 dicas para planejar sua carreira no esporte e construir uma trajetória de muito mais sucesso!

 

05-b

03