Na busca por novas áreas de atuação, o processo de pesquisa é natural. Sob esse aspecto, é possível encontrar alguns cenários favoráveis e com boas possibilidades de investimento. 

Dentre essas áreas, o mercado esportivo vem se destacando pelo seu constante processo de crescimento e diversos nichos envolvidos em sua concepção. 

Para detalhar um pouco mais do funcionamento desse mercado, incluindo aqui as suas oportunidades e desafios, listamos alguns itens para ajudar você a entender um pouco mais sobre essa área fascinante.

Gera bilhões de reais anualmente

Por mais que seja um tipo de mercado ainda distante para muitos investidores, a área esportiva gera bilhões de reais anualmente no Brasil. 

Seja pela grande capacidade de divulgação de uma marca ou pelo volume financeiro necessário para se divulgar uma determinada modalidade esportiva ou um atleta, as cifras envolvidas nesse processo se multiplicam e acabam gerando esse enorme montante anual. 

Apresenta várias formas de investimento

Seguindo o que foi descrito no item anterior, há diversas formas de se investir no chamado marketing esportivo

Algumas empresas buscam utilizar a força da imagem de determinados atletas, modalidades e instituições para se promoverem por meio da exposição de suas marcas junto a eles. 

Por outro lado, muitas utilizam a sua força para divulgarem determinados esportes, clubes e profissionais. Também há aqueles que optam por locais físicos para realizarem as suas propagandas, tais como estádios, complexos esportivos e lugares ao ar livre.

Necessita de um bom planejamento estratégico

A questão das grandes chances de visibilidade envolvidas nesse tipo de mercado é um benefício que atrai muitos interessados, mas também pode ser um elemento desafiador. 

Muitas competições acabam tendo uma duração de médio/longo prazo, por isso é necessário construir um planejamento estratégico que possa prever e garantir retorno dentro dessa duração de tempo. 

Diante disso, algumas empresas que buscam uma grande vitrine a curto prazo acabam se afastando, então é um desafio convencê-las a aguardar um pouco mais e ter um excelente resultado no final do processo. 

Possui investidores diversificados

O mercado esportivo tem uma característica muito forte de ser uma excelente forma de publicidade para empresas de diversos segmentos, o que mostra um potencial ilimitado de ações.

Um bom exemplo disso é a presença de gestores de aplicativos móveis como patrocinadores de competições e clubes. 

Esse espaço que antigamente era dominado por grandes empresas da área alimentícia, montadoras de veículos e grandes bancos agora se apresenta de forma mais democrática para se investir

A explicação para isso é tanto a busca por novos patrocinadores quanto o interesse dos investidores em direcionar o seu marketing para essa área. 

É um fortalecedor de imagem

Indo muito além de simplesmente expor a sua marca, o mercado esportivo favorece para a construção e expansão de uma imagem empresarial sólida e de confiabilidade. 

Atuar nesse sentido favorece a identificação de oportunidades de crescimento e a compreensão de que esse processo de comunicação precisa ser integrado e direcionado para atingir diversos tipos de consumidores, já que essa variação está presente no grande número de admiradores do esporte.

E você? O que pensa sobre o mercado esportivo e suas oportunidades? Deixe o seu comentário, ele é muito valioso para nós!

 

05-b

03