Na noite de ontem, terça-feira, dia 18 de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu o recurso do Flamengo que pedia o reconhecimento do título de Campeão Brasileiro de 1987. Lembra-se desse famoso caso do futebol brasileiro?

Em 1987, foi realizada a Copa União. A CBF não possuía recursos para custear um campeonato brasileiro de futebol naquele ano e para que a disputa fosse realizada, os 13 principais times do Brasil mais 3 convidados se reuniram e captaram patrocínio particular para o evento. João Henrique Areias organizou e participou ativamente da empreitada histórica. A competição foi disputada por São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Vasco, Fluminense, Flamengo, Botafogo, Bahia, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Internacional, fundadores do Clube dos 13, mais Goiás, Santa Cruz e Coritiba. Porém, paralelamente, a CBF resolveu fazer um outro campeonato com os outros clubes que não estavam participando da Copa União. 

Do Brasileirão da CBF, o Sport Clube Recife saiu campeão. Da Copa União, o campeão foi o Flamengo.

Por mais de 30 anos, o Flamengo briga na justiça para que o título de 1987 seja contabilizado entre os títulos do clube. E ontem, a justiça decidiu contra o Flamengo mais uma vez.

João Henrique Areias deu uma entrevista ao Fox Sports sobre o caso. Confira um trecho da entrevista abaixo:

Fox Sports: Afinal de contas, qual time é o campeão brasileiro de 1987?
João Henrique: Flamengo, sem dúvida nenhuma. Basta olhar para quem disputou o Módulo Verde. Se alguém disser que este não é o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão só pode ser doente. Aliás, nosso país está cheio de doentes. A competição era uma liga independente e a CBF, quando viu que estava dando certo, resolveu criar o Módulo Amarelo. Ela criou um novo regulamento com previsão de cruzamento entre os primeiros colocados. Os clubes se recusaram a assinar e pediram ao Eurico Miranda para comunicar que o Clube dos 13 não aprovava o novo regulamento. No entanto, ele foi à CBF e assinou o novo regulamento alegando que se não o fizesse isso comprometeria os clubes. Depois desta atitude, o Clube dos 13 se recusou a aceitar o cruzamento final.

Para conferir a entrevista completa, acesse o site do Fox Sports clicando aqui.

Veja também, em nosso canal do Youtube, o vídeo onde JH Areias fala com detalhes sobre vários aspectos que envolveram o surgimento da Copa União. 

 

Tendências de Gestão e Marketing Esportivo

João Henrique Areias possui um Webinar exclusivo sobre as mais recentes tendências de Gestão e Marketing Esportivo. Para conferir o vídeo, clique aqui. Além disso, no blog você encontra uma categoria com textos dedicados a discutir a Gestão Esportiva. O blog tem conteúdo regular que discute a Indústria Esportiva brasileira e mundial.

01

 

Veja também:

Vasco da Gama: Entrevista concedida ao SporTV sobre imagem do time após rebaixamentos

Entrevista com Mauro Holzmann

Entrevista com Alexey Carvalho

03