Você ama esportes e sempre quis trabalhar com isso, no entanto nunca levou jeito para ser um atleta? Pode ficar animado, nós temos uma ótima notícia para você!

Atualmente, o mercado esportivo não se resume somente à prática de um esporte. Existem outras áreas de atuação dentro desse segmento que demandam profissionais como você, que é um apaixonado por esportes.

O marketing esportivo é uma dessas áreas. Entretanto, para entrar nesse mercado e ter chances reais de se destacar entre os seus concorrentes, é preciso se especializar.

Se interessou sobre o assunto? Quer saber um pouco mais sobre o que se aprende em cursos de marketing esportivo? Então, acompanhe o nosso post!

O que é marketing esportivo?

Antes de começar a falar sobre a formação em marketing esportivo, é necessário entender o conceito desse tipo de marketing.

Trata-se da utilização do esporte como ferramenta de comunicação entre empresa, colaboradores, clientes e comunidade. A finalidade desse tipo de marketing é atingir o target (público-alvo) a partir da paixão pelo esporte.

Quando as empresas empregam essa vertente do marketing corretamente, as marcas ganham força no mercado. Isso porque os valores do esporte passam a fazer parte da imagem da organização, o que gera maior confiabilidade na marca.

Além disso, as empresas que usam o marketing esportivo como estratégia de comunicação passam a ser notadas pela comunidade como parceiras do esporte, em vez de simples anunciantes.

Essa estratégia impacta diretamente no consumo dos torcedores, que movidos pela paixão se tornam leais às marcas que patrocinam a continuidade de um campeonato ou competição.

É por isso que grandes marcas populares vinculam-se ao futebol, e marcas de luxo se associam ao tênis, por exemplo.

Qual a importância da formação especializada em marketing esportivo?

Profissionais do marketing sem especialização em marketing esportivo estão tentando entrar na indústria do esporte constantemente. Entretanto, sempre saem perdendo quando são comparados aos profissionais qualificados na área. 

Isso ocorre porque, hoje em dia, não basta possuir uma boa graduação para se obter uma carreira de sucesso. É imprescindível se reciclar e aprofundar o conhecimento. A verdade é que as empresas que resolvem investir seriamente no mercado esportivo sempre vão dar preferência para o candidato com uma boa especialização na hora da contratação.

Então, se você quer trabalhar com esporte, essa é a hora de se qualificar. Aproveite a ascensão do marketing esportivo e saia na frente em busca daquela vaga dos sonhos. 

Quais as vantagens em ter um profissional experiente como mentor durante a especialização em marketing esportivo?

Uma das principais dificuldades que as pessoas enfrentam ao entrar no mercado de trabalho é o planejamento da carreira profissional. No mercado esportivo não é diferente. Por isso, ter o auxílio de um profissional capacitado e reconhecido no ramo do esporte pode fazer total diferença no seu futuro.

Já imaginou ter alguém com mais de 30 anos de carreira disposto a indicar suas falhas e conduzi-lo até o acerto durante sua rotina de estudos? Isso, sem dúvida alguma, seria um grande diferencial na sua formação.

Saiba que dispor de um mentor é um grande privilégio em qualquer etapa da vida profissional. Portanto, se surgir a oportunidade de adquirir conhecimento de um profissional que já se estabeleceu, agarre-a. 

Quais são os principais assuntos abordados em cursos de marketing esportivo?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o marketing esportivo e entende qual é a importância de se aprofundar nessa área, é hora de conhecer os principais assuntos abordados durante a formação. Confira:

  • marketing aplicado ao esporte;
  • gestão de produtos e marcas no esporte;
  • mídia e engajamento de fãs;
  • governança e ambiente político;
  • direito esportivo;
  • gestão de pessoas (imagem e carreira);
  • economia e análise financeira;
  • planejamento estratégico;
  • empreendedorismo;
  • gestão de eventos e instalações esportivas;
  • patrocínio e gestão comercial;
  • esporte no contexto do entretenimento: modelo americano;
  • análise de estudos de caso.

É importante ressaltar que o conteúdo fornecido em cursos de marketing esportivo pode variar de acordo com a instituição que o fornece. Por isso, é fundamental que você dê preferência às instituições de ensino que mais se adaptam à sua expectativa.

Quais são os principais assuntos abordados no curso de marketing de conteúdo online?

Se você não se sente pronto para investir financeiramente em um curso longo, realizar uma qualificação online pode ser uma ótima forma de se capacitar e entrar no mercado de trabalho rapidamente. 

No curso de gestão e marketing esportivo online, por exemplo, o aluno aprenderá os principais conceitos de marketing dessa área, conhecerá a realidade da indústria do segmento e aprenderá a aplicar todo esse conhecimento na gestão esportiva

Esse tipo de curso é ideal para quem precisa conciliar a vida corrida com os estudos, pois permite flexibilidade. Além disso, o estudante que optar por esse tipo de qualificação poderá contar com o apoio de uma plataforma online para facilitar a rotina.

Veja, a seguir, o conteúdo do curso de capacitação online:

  • a indústria do esporte: core business do esporte e modelo de gestão;
  • esporte como produto: esporte de alto rendimento, educacional e de participação;
  • canais de distribuição, comunicação e comercialização: arenas, internet, mídia espontânea, publicidade, pontos de vendas, agências de marketing esportivo, entre outros;
  • mercado esportivo: consumidor individual e corporativo;
  • estudos práticos: estudos de caso e projetos finais dos próprios alunos.

Embora o curso de marketing esportivo online não seja tão aprofundado quanto um MBA, ele é um ótimo primeiro passo para quem quer se jogar de cabeça nessa carreira e ainda não pode investir muito financeiramente.

Como acessar materiais gratuitos sobre a indústria esportiva?

Estudar nunca é demais, certo? Foi pensando nisso que João Henrique Areias — um dos precursores do marketing esportivo no Brasil — resolveu disponibilizar materiais gratuitos sobre o marketing esportivo em seu blog.

Então, se você está buscando por mais informações sobre a carreira dentro da indústria esportiva, o material disponibilizado pode ser de muita serventia. 

Nosso artigo te ajudou a entender melhor o que se aprende em cursos de marketing esportivo? Ficou com alguma dúvida? Então, compartilhe suas impressões conosco nos comentários!

03