Você ama esportes e adora pensar na possibilidade de trabalhar com isso, mas não faz ideia por onde começar? 

Calma, essa dúvida paira na cabeça de muitas pessoas no início da carreira. Questões relacionadas a quais tipos de estudos investir, para entrar no mercado de trabalho na área de esportes, são algumas das mais comuns.

Fique atento! Se você já está estudando na faculdade algum curso como Publicidade, Rádio e TV, Marketing, Jornalismo, Relações públicas ou Administração, então você já pode investir em especialização por meio de cursos extracurriculares de marketing esportivo.

Quando for escolher um curso nessa área, lembre-se de verificar se você terá contato com especialistas de renome no setor esportivo, pois eles terão uma base muito mais sólida na hora da orientação.

Neste artigo, separamos três dos melhores cursos na área para você conhecer e escolher qual é mais adequado para sua situação atual e claro, qual você se identifica mais. Vamos lá?

Por que fazer cursos de Marketing esportivo?

Primeiramente, vale dizer que investir em estudos é sempre uma boa ideia, pois, você normalmente sairá de um curso mais qualificado e com novas perspectivas.

Os cursos são essenciais para quem quer se especializar em determinada área. Diferente da faculdade, que abrange temas mais gerais, os cursos são muito mais específicos na área de atuação escolhida, cumprindo o papel de tornar o estudante um especialista no assunto.

No início de carreira, na maioria das vezes, o estudante ainda não tem a experiência necessária para determinadas vagas, podendo se destacar dos demais concorrentes por meio de especializações e cursos extracurriculares específicos para a área de atuação.

Por último, para se tornar um bom gestor esportivo, não basta ter paixão pelo esporte, é necessário desenvolver habilidades, fazer networking, conhecer muito bem o mercado de atuação e as estratégias utilizadas pelos grandes profissionais desse setor.

Quais os melhores cursos de Marketing esportivo?

Os ramos de atuação do estudante que opta por graduar-se neste curso são diversos. É possível trabalhar como educador social, pesquisador, assessor e consultor da área esportiva e de lazer, tanto do setor público como do privado.

Mas para sair na frente e garantir uma vaga na área, é de muita importância conhecer profundamente sobre a temática. Por isso, compartilhamos a seguir alguns dos principais cursos de Marketing esportivo:

Curso de Marketing esportivo – ESPM

A ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing, é uma instituição de renome na área de marketing. Entre os cursos extracurriculares que oferece, está o de Marketing Esportivo.

Neste curso de extensão, os alunos são apresentados a conceitos e noções práticas do marketing esportivo, devendo desenvolver habilidades de planejamento estratégico, eventos esportivos e comunicação voltada para o esporte.

A grade de matérias aborda assuntos que vão desde o esporte como negócio até o gerenciamento de carreira de atletas, passando também por disciplinas como eventos, assessoria de imprensa, merchandising, propaganda, promoção de vendas e marketing de relacionamento.

O estudante também terá a oportunidade de realizar uma análise geral do Pan-americano rio 2007, entrando nas temáticas de investimentos, mídias e patrocinadores.

O curso é realizado no modelo presencial na cidade de São Paulo, e destina-se a profissionais que desejam conhecer mais sobre estratégias de marketing esportivo e utilizar o esporte como produto de comunicação.

 

CEOs do Futebol

Promovido pela FIA em parceria com a Sylvio Maia Education, o curso aborda técnicas e ferramentas de gestão modernas aplicadas ao futebol.

Ideal para quem deseja se aprimorar em Marketing Esportivo com foco nesse esporte.

Você aprenderá:

  • Planejamento dentro e fora do campo
  • Marketing Esportivo
  • Direito esportivo
  • Gestão Econômica e Financeira no Futebol
  • Governança e Liderança Corporativa

Curso de Gestão e Marketing Esportivo com João Henrique Areias

Neste curso o aluno tem a oportunidade de fazer as aulas com João Henrique Areias, que é consultor e professor de gestão de marketing esportivo em diversos MBAs, como o do IBEMEC, que falaremos a seguir, e em cursos como o da FGV que também mencionaremos neste post.

O professor João Henrique Areias tem uma bagagem extensa no mundo do marketing esportivo. Ele desenvolveu e comercializou projetos esportivos como o Plano de Marketing da Copa União 87. Além disso, teve papel fundamental na implantação dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro de Futebol, entre outras participações no meio esportivo.

O aluno poderá contar com uma base sólida e com a experiência do orientador para desenvolver habilidades na área de comunicação do esporte, estratégias de marketing esportivo, além de colocar em prática todo o planejamento estratégico por meio de projetos ao final do curso.

No curso o estudante aprende sobre:

  • A indústria do esporte – Core Business do esporte e modelo de gestão;
  • Esporte como produto – Esporte de alto rendimento, educacional e de participação;
  • Canais de distribuição, comunicação e comercialização – arenas, internet, mídia espontânea, publicidade, PDVs, agências de marketing esportivo, entre outros.
  • Mercado esportivo – tipos de consumidor (individual, corporativo);
  • Estudos práticos – incluindo estudos de caso e projetos dos próprios alunos.

O aluno conta ainda com alguns bônus: direito a mentoria com João Henrique Areias, visitas guiadas a entidades esportivas, entrevistas com outros profissionais do esporte e acesso a grupo exclusivo no Facebook.

O curso é online e se destina a pessoas interessadas em conhecer mais do mercado esportivo e que buscam oportunidades de trabalho nesta área de atuação, além de poder avaliar melhor cursos de longa duração como Pós e MBAs.

 

Curso FGV/FIFA/CIES – Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes

Este curso online, oferecido pela FGV, credenciado pela FIFA e em parceria com o Centro Internacional para Estudos do Esporte (CIES), é voltado para profissionais da cadeia de esportes e universitários que sonham em ingressar na área. O curso tem foco em direito desportivo, eventos e gestão financeira.

O aluno aprenderá matérias como:

  • Comunicação de eventos esportivos — comunicação integrada, técnicas, planejamento, organização e gestão de problemas potenciais;
  • Direito desportivo — introdução geral do direito voltado para o esporte, abrange assuntos como leis econômicas, doping;
  • Gestão estratégica de esportes — aspectos básicos sobre entidades esportivas tais como: confederações, federações, ligas, clubes, associações regionais, etc.;
  • Marketing esportivo — voltado para comercialização de produtos e serviços para os consumidores e para promoções do esporte;
  • Gestão financeira — visa ensinar a aplicar técnicas básicas, usar raciocínio lógico e interpretar informações financeiras;
  • Estratégia de patrocínio — aprender a beneficiar-se de oportunidades publicitárias, revitalizar imagem de uma marca, diferenciar-se da concorrência, etc.

O curso conta com encontros presenciais em sua grade, por enquanto, realizados exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro.

Os estudantes têm a oportunidade de participar de um espaço virtual de interação e networking, com profissionais e consultores especializados na área, além de acesso a diversos cases de sucesso.

MBA em Gestão de Marketing Esportivo – IBMEC

Há quem procure uma especialização mais extensa, como é o caso do MBA que falaremos a seguir.

Neste caso o curso destina-se a profissionais já graduados, com interesse em desenvolver habilidades de gestão na área de marketing esportivo. Trata-se de um MBA presencial e oferecido na unidade Ibmec do Rio de Janeiro.

Com ambiente estimulante e propício à troca de experiências, o curso oferece em sua grade de aulas matérias sobre:

  • Marketing aplicado ao esporte;
  • Gestão de produtos e marcas no esporte;
  • Mídia e engajamento de fãs;
  • Governança e ambiente político;
  • Direito esportivo;
  • Gestão de pessoas (imagem e carreira);
  • Economia e análise financeira;
  • Planejamento estratégico;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de eventos e instalações esportivas;
  • Patrocínio e gestão comercial;
  • Esporte no contexto do entretenimento: modelo americano.

Ainda que o MBA seja um curso mais extenso, ele oferece um bom aprofundamento na área escolhida. No decorrer do curso são analisados casos de estudo e realizados debates em sala de aula.

Dica: Se você tem dúvidas sobre o melhor MBA nesta área, aposte em cursos como online como do João Areias. Durante as aulas online, além de entender mais sobre a área, você terá melhores condições para decidir sobre o melhor MBA.

Curso de Graduação em Gestão Desportiva e do Lazer

Existe também uma oportunidade para quem ainda não ingressou na faculdade ou pretende fazer uma segunda graduação. A Universidade Federal do Paraná oferece o curso de Graduação em Gestão Desportiva e do Lazer. 

Com duração de quatro anos e uma carga horária de 3.200 horas, este curso promete tornar o graduado em um gestor esportivo, qualificado a dominar todas as etapas de planejamento, desenvolvimento, operacionalização e avaliação de projetos do mundo do esporte.

São abordados temas relacionados ao direito, ética, questões ambientais, políticas e econômicas que podem estar envolvidas em um projeto.

Como é o mercado de Marketing esportivo no Brasil ?

No Brasil, há uma grande oportunidade para o marketing esportivo, uma vez que as pessoas estão cada vez mais inteiradas com o esporte. E não estamos falando apenas do futebol, que é a preferência nacional, mas de diferentes modalidades que vêm crescendo aos olhos dos brasileiros, especialmente após as Olimpíadas e Paralimpíadas.

Novos esportes já tomam espaço nos televisores da população brasileira e é crescente o número de empresas que investem em publicidade, merchandising e patrocínio. É só pensar no “boom” das lutas de UFC por exemplo, onde milhares de marcas já patrocinam os atletas e competem por espaços publicitários durante a veiculação das lutas.

Essa mudança de hábitos da população, cada vez mais interessada em esportes, resulta em um aumento no consumo de produtos esportivos, e uma concorrência muito mais acirrada em termos de marketing esportivo.

Pois agora, mais empresas anseiam por investir em estratégias de marketing voltadas para o esporte, a fim de posicionar suas marcas e torná-las mais conhecidas.

Com isso, o mercado esportivo demanda profissionais qualificados para atuar na área. Essa é uma oportunidade que pode e deve ser aproveitada por pessoas que já trabalham com marketing e desejam adentrar como profissionais no mundo do esporte, e também por estudantes, que estão na fase inicial de suas carreiras e precisam de especialização para seguir na área.

Citamos neste texto alguns dos melhores cursos de marketing esportivo para quem procura uma especialização. Para escolher entre eles, defina seu orçamento, suas prioridades, o tempo que você tem disponível e sua afinidade com a grade de matérias.

Entender sobre marketing esportivo pode abrir portas no mercado de trabalho. Se interessou? Então saiba mais detalhes do curso de Gestão e Marketing Esportivo

03