Poucas estratégias de negócios apresentam tantas boas oportunidades quanto as possibilitadas pela utilização das redes sociais no marketing esportivo. Afinal, trata-se de um público sempre pronto a compartilhar suas reações online, estando constantemente conectados e comprometidos com suas equipes e atletas favoritos.

Com tantos picos de excitação, os profissionais de marketing não podem se dar ao luxo de esperar várias horas após um grande jogo ou uma importante vitória para interagir com os fãs nas redes sociais.

Ao longo deste artigo, apresentamos 3 excelentes dicas para você aproveitar todo esse contexto e atingir seu público justamente no momento em que ele está mais atento e, até mesmo, ávido, por novas informações e conteúdos. Boa leitura!

1. Alcance o público onde quer que ele esteja

Os fãs de esportes, em geral, apreciam se envolver em eventos ao vivo. Sendo assim, oferecer diferentes níveis de exibições diretas do local do evento pode ser uma ótima forma de alcançar o público quando ele está prestando mais atenção.

As entidades esportivas que perceberam isso foram capazes de agregar conteúdo produzido espontaneamente pelos próprios fãs em tempo real, o que personaliza a experiência e cria uma sensação de entusiasmo e de pertencimento: elementos essenciais para o sucesso de uma ação de marketing.

Além disso, as equipes podem integrar outras promoções dentro do fluxo de conteúdo gerado pelo usuário para expandir o alcance dos materiais.

Por exemplo, o Instagram deve ser um lugar para imagens que compartilhem um olhar de perto da equipe durante o jogo ou atrás dos bastidores, bem como uma visão mais pessoal sobre as vidas e rotinas dos jogadores ou treinadores.

O Twitter pode ser mais um feed ao vivo, permitindo que os profissionais de marketing reajam a lances emocionantes em tempo real.

Obviamente, a rede social deve ser escolhida de acordo com as características gerais do público e as especificidades de cada modalidade esportiva e da cultura que envolve atletas, participantes e entusiastas.

2. Produza engajamento

Para gerar engajamento nas redes sociais, os profissionais de marketing esportivo devem criar impulso próprio. Seja durante um grande jogo ou nos dias que o antecedem, é possível encorajar o envolvimento criando hashtags ou concursos que motivam os fãs a criar conteúdo relevante.

Quando os torcedores começam a se envolver, muitos de seus seguidores tomam nota e também respondem, o que, em última análise, gera comoção e, consequentemente, curtidas, comentários e compartilhamentos.

3. Defina metas específicas

Como todas as estratégias de marketing, as ações voltadas às redes sociais só atingem o sucesso quando são estabelecidas, previamente, metas específicas e mensuráveis.

Você quer aumentar a percepção da marca e expandir seu alcance? Ou deseja gerar um envolvimento significativo? Dependendo do objetivo, sua estratégia e definição de sucesso mudarão.

Para campanhas de conscientização, empurrar conteúdo de marca para uma ampla audiência de fãs deve ser sua estratégia. Mas, para uma campanha de engajamento, é necessário ser mais estratégico sobre como motivar o público a interagir.

Em outras palavras, a perfeita utilização das redes sociais no marketing esportivo depende, em grande parte, de saber o que você realmente quer e concentrar seus esforços em conformidade.

E aí, gostou do nosso artigo? Quais estratégias você tem utilizado nas redes sociais? Deixe um comentário no post e divida conosco sua experiência.

03