Nesta entrevista, especialistas comentam como a marca Vasco da Gama estagnou ao longo do tempo. Essa paralisação da marca acabou levando o clube a passar por três rebaixamentos em oito anos (2008, 2013, 2015). Várias questões são citadas pelos entrevistados, como causas da situação e potencial do clube, como por exemplo:

  • gestão a curto prazo;
  • benefícios de um projeto longevo; 
  • potencial de mercado da marca.

Onde estaria o problema?

Porém, João Henrique Areias se atém ao fato de que o modelo de gestão da maioria dos clubes brasileiros ainda é um modelo antiquado, onde voluntários são responsáveis por tomadas de decisões. A gestão esportiva do Vasco, assim como na maioria dos clubes do Brasil, precisa passar por uma reformulação e modernização. Veja um trecho da fala de João Henrique Areias na entrevista:

“Esse modelo [antigo] de gestão (…) funcionou muito bem até os anos 70. Está na hora de, não só o Vasco, mas de os clubes entenderem que eles precisam mudar o dirigente voluntário, colocar ele num nível até mais alto, de um conselho de administração (…) e essas pessoas escolherem um diretor executivo”.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

Tendências de Gestão e Marketing Esportivo

João Henrique Areias possui um Webinar exclusivo sobre as mais recentes tendências de Gestão e Marketing Esportivo. Para conferir o vídeo, clique aqui. Além disso, no blog você encontra uma categoria com textos dedicados a discutir a Gestão Esportiva. O blog tem conteúdo regular que discute a Indústria Esportiva brasileira e mundial.

01

Veja também:

Entrevista com Alexey Carvalho

Entrevista com Mauro Holzmann

Entrevista de João Henrique Areias ao Fox Sports: “Flamengo é o campeão brasileiro de 1987”

03