A notícia que movimentou o cenário esportivo mundial essa semana foi a transferência milionária de Neymar para o Paris Saint-Germain, da França. O burburinho não foi devido à, de certo modo inesperada, transferência da super potência no futebol mundial, Barcelona. Equipe que é consideradas por muitos o melhor time do mundo.

O grande destaque foi devido aos valores exorbitantes dessa transferência, que transformou o brasileiro no jogador mais caro da história do futebol mundial.

Os números impressionam, o PSG desembolsou 222 milhões de euros na compra do jogador, o que equivale a 812 milhões de reais. Isso é mais que o dobro da segunda transferência mais cara da história, a contratação de Paul Pogba da Juventus para o Manchester United, no valor de 388 milhões de reais. A expectativa é de que Neymar receba cerca de 109 milhões de euros por ano na equipe francesa.

 

Impactos no Marketing Esportivo

No PSG o jogador brasileiro, vai finalmente alcançar o almejado posto de protagonista do time. Feito que foi impossível de ser alcançado atuando na mesma equipe que Messi, eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo.

Se antes, Neymar já era um jogador muito valioso em termos publicitários, agora a expectativa é que sua imagem seja ainda mais valorizada. Com isso, não somente as marcas ligadas ao atacante serão beneficiados, mas também o marketing esportivo brasileiro como um todo.

Já era de conhecimento geral a importância da indústria esportiva, indo muito além dos campos de futebol. Porém, quando nos deparamos com valores como esse, torna-se palpável a real força que o futebol tem na economia mundial.

O poder de investimento aplicado é realizado porque geram resultados reais. O retorno acontece. Não é atoa que a maioria das grandes marcas mundiais investem no marketing esportivo.

Cabe ao mercado apresentar profissionais competentes que consigam extrair o melhor da gestão em marketing, seja dos clubes envolvidos (que enxergam em Neymar um grande ativo a ser explorado pela marca) seja para os profissionais que trabalham na gestão da carreira de atletas.

O menino da vila ganhou uma chance de ser o melhor do mundo. Nos bastidores, a indústria esportiva segue mais forte do que nunca.

 

05-b

03